segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Farmacinha da Helena

Parece que quanto mais eles crescem, maior vai ficando a lista de itens da farmacinha de casa.
Acho que pra 3 anos e meio de idade até que Helena pouco se machucou na vida. Ainda bem! Ela é muito cuidadosa e até medrosa pode-se dizer.
Mas mesmo assim minha farmacinha é "recheada", pois nunca se sabe né?
Claro que os medicamentos são todos prescritos pelo pediatra.
Então em nossa farmacinha temos:

•Creme para picadas de inseto ou queimaduras de sol, recomendados pelo pediatra e sem cânfora, pois crianças menores não podem usar produtos que contenham cânfora, ingrediente comum nesse tipo de loção ou pomada.
•Analgésico/antitérmico em gotas. Também receitado pelo pediatra. Geralmente os médicos indicam o paracetamol que é o princípio ativo do analgésico que uso.
•Antialergico receitado pelo médico para o caso de emergência. Como Helena é muito alérgica a picadas de inseto, se a coisa apertar eu recorro a este medicamento.
•Remédio para gases, também prescrito pelo pediatra. Eu uso Simeticona em gotas.
•Soro fisiológico em flaconetes por ser mais higiênico e durar mais. Para o caso de precisar de uma inalação ou mesmo lavar o narizinho.
•Líquido bactericida spray a base de clorexidina e água oxigenada para limpeza de cortes e machucados.
•Curativos adesivos.
•Pinça para retirar farpas.
•Seringa de 1 e 5ml 
•Conta-gotas
•Colher pequena
•Copinho com medição para administrar remédios.
•Colher medidora para preparar soro caseiro, eu peguei uma no posto de saúde da minha cidade.
•Termômetro 

Sempre verifico os prazos de validade de todos os medicamentos e fico feliz quando eles vencem. É sinal de que a saúde está excelente e não precisamos usá-los.
Converse sempre com o pediatra para saber qual remédio usar em cada tipo de situação e nunca tome ou administre medicamentos sem antes conversar com seu médico.


Telefones de emergência também deixo sempre a mão, pendurado na porta da geladeira e na agenda da bolsa (eu tenho ainda agenda em papel replicando a do IPhone)
Os telefones que costumo deixar para uma emergência são:
•Pediatra
•Hospital 
•Ambulância do plano de saúde e o número da carteirinha da pequena.
•Vizinha chegada, para o caso de precisar de uma ajuda se eu estiver sozinha em casa.
•Bombeiros
•CEATOX ( Centro de Atendimento Toxicologico) 
Este ultimo é um atendimento 24hs do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina na USP para orientar em casos de envenenamento ou intoxicação. O número é 0800-0148110
Agora, lavar um machucado com água e sabão e cobrir com curativo adesivo, isso dá pra fazer, sem neuras a fazer aquelas ligações para o pediatra cada vez que o seu filho espirrar.