terça-feira, 29 de março de 2011

A primeira mamada

A enfermeira se aproximou de nós duas e perguntou: - você quer dar de mamar a ela agora?
Claro! Respondi sem pestanejar, este era um dos momentos mais esperados da minha vida!
Com todo cuidado ela foi colocada em meus braços e com o auxílio da enfermeira a pequena boquinha logo chegou ao meu mamilo esquerdo e começou a sugar, sugar, sugar. Que mágico!
Mais uma vez entrei em estase e uma imensa paz tomou conta de mim.
Parecia que não havia ninguém na sala. Somente eu e minha pequenininha se alimentando do mais sagrado líquido da face da terra, o colostro que é um fluido amarelado e espesso,  parece mel.  Produz-se durante os primeiros dias pós-parto. O colostro não jorra, não pinga, é difícil de ser extraído, porém o bebê tem o aparato oral perfeito para extraí-lo.
Esta primeira fase do aleitamento é muito importante porque o colostro é rico em células imunológicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras. Funciona como primeira vacina para a criança. Protege contra várias infecções. Ajuda a regular o próprio sistema imunológico em desenvolvimento. Ajuda o intestino a amadurecer e a funcionar de forma eficiente. Isso dificulta a dificulta a entrada dos microorganismos e alérgenos. É rico em vitaminas e estimula os movimentos intestinais para que o mecônio (próxima fase do leite) seja rapidamente eliminado. Isso ajuda na prevenção da icterícia.Vem em volumes pequenos de acordo com a capacidade gástrica de um recém -nascido. “O volume de colostro nos primeiros dias pós parto é de 2 a 30 ml por mamada ou de 10 a 100ml por dia, sendo suficiente para satisfazer as necessidades do recém-nascido. O colostro produz 54 Kcal/100ml, tem 2,9g/100ml de lipídios; 5,7g/100ml  de lactose e 2,3g/100ml de proteínas, quase três vezes mais proteínas que o leite maduro.”(Valdés; Sánchez; Labbok – 1996)