quarta-feira, 16 de julho de 2014

Como me preparei para amamentar

Tive uma gestação muito tranqüila, sem estresse e trela para blá blá blá.
Apesar de ser mãe de primeira viajem, nunca me deixei contaminar pelas falastrices de uma ou outra mãe realizada ou frustrada.
Tem sempre uma conversa fiada, principalmente em se tratando de amamentação. 
Já ouvi cada uma! 
- "Sua mama é muito pequena, pode ser que não tenha leite suficiente".
-"Tem gente que o leite empedra!"
-"Toma cerveja preta que o leite vem!"
 
E por aí vai... Mas sempre fui cuca fresca e o que não me convence entra por um ouvido e sai pelo outro.
Sabe aquele esquema de concordar com a pessoa pra ela parar de falar? Pois é!
Vou contar aqui o que fiz para preparar minhas mamas para a experiência fabulosa que foi amamentar minha Helena.
Claro que cada caso é um caso, mas pra mim foi assim que deu certo. 

Tipo de mamilo
Nem todos os bicos dos seios são iguais. Alguns são invertidos ou planos e necessitam de manobras específicas. Converse com o seu médico para saber como proceder. O meu mamilo não é invertido, o que já foi meio caminho andado.

Sutiã ideal
Como minhas mamas cresceram e se tornam mais pesadas, procurei usar um sutiã com alças largas e que sustentava o peso. Não existe um sutiã ideal. O importante é que você se sinta confortável.

Banho de Sol
Tanto na gestação, como no período em que amamentei, em um lugar reservado em casa, colocava as mamas para tomar sol. 
Os médicos indicam que os mamilos sejam expostos ao sol durante dez minutos por dia. Fique atenta para não causar queimaduras e lembre-se de que o horário ideal é entre 8 e 10 da manhã ou entre 15h e 16h.

Creme hidratante
Como a ideia é deixar a pele mais resistente e não hidratada, não usava creme hidratante nas mamas. Se você quiser hidratar as mamas, deixe pelo menos os mamilos sem creme.

Exercícios de puxar o bico do seio
De acordo com especialistas, exercícios de puxar o bico do seio se mostraram ineficazes com o passar do tempo. Mas fique tranquila porque o estímulo natural existirá a partir do nascimento do bebê.

Bucha vegetal
Não usei esta técnica, de acordo com especialistas, no geral, não é aconselhável que as mulheres esfreguem buchas nos seios porque muitas exageram e causam fissuras. Assim, o que era para ajudar a deixar a pele mais resistente acaba machucando uma região tão sensível. No entanto, alguns obstetras aconselham o uso, por isso o melhor é conversar com o seu médico e saber o que é mais recomendado no seu caso.

Depois que minha neném nasceu, procurei tomar alguns cuidados ao amamentar.
A boca dela para pegar o mamilo, eu tentava fazer com que formasse uma ventosa e para tirá-la do peito deixava entrar um pouco de ar puxando a mama para o lado para desencaixar os lábios da pequena. Cócegas no pezinho ou na bochecha também funcionava para ela largar.
Depois da mamada, usava meu próprio leite como hidratante, espalhando-o sobre o mamilo. 
Importante também não deixava a mamada ultrapassar 40 minutos em cada peito. E principalmente não deixava ela usar o peito como uma chupeta, pois o mamilo ficaria úmido por tempo demais.
O importante é sempre conversar com seu obstetra e tirar todas as dúvidas para que esta experiência seja prazerosa e inesquecível, como foi a minha.