terça-feira, 25 de agosto de 2015

Seu filho ajuda nos afazeres domésticos?

Longe de mim "trabalho infantil" mas acho importante as crianças aprenderem desde cedo a se envolverem nas tarefas da casa.
Helena desde cedo demonstrou interesse em ajudar e nunca desestimulei essa vontade dela, claro que tudo dentro da sua capacidade e com segurança.
Quando começou a andar e a entender o senso de organização, isso por volta de 1 ano, 1 ano e meio, comecei a ensina-la a guardar o próprio brinquedo usando a técnica de cantar uma musiquinha que cantávamos no curso de musicalização para bebês do Conservatorio Carlos Gomes (tem um post sobre o curso aqui no blog).
Já maiorzinha, com 2 anos, tudo que ela derramava ou sujava, ela mesma enxugava com papel toalha e depois eu arrematava a limpeza.
Hoje com 4 anos ela continua guardando os próprios brinquedos, limpando o que derramar, coloca a roupa suja dela no cesto, me ajuda a estender algumas peças de roupa no varal, ajuda a colocar e a tirar a mesa, mas sua tarefa doméstica predileta é guardar os talheres lavados no organizador da gaveta separando garfos, facas e colheres grandes e pequenas.
Envolvê-la nas tarefas da casa a ensina disciplina, organização, higiene e solidariedade.
Além de aprender a ficar mais atenta e prevenir acidentes desenvolvendo habilidades.
Realizando tarefas como estas juntas, aumentamos o vínculo familiar e nos aproximamos ainda mais, fortalecendo a autoestima e autoconfiança dela, que passa a compreender que vivemos em comunhão e que tudo dentro de casa pertence a todos e deve ser cuidado por todos.

Nunca descuidar da segurança
De acordo com dados da ONG Criança Segura, 70% das hospitalizações infantis são causadas por acidentes dentro de casa. É por isso que a realização de toda atividade doméstica deve sempre ter a orientação e a supervisão de um adulto. Ensinar que vidro quebra e os cacos cortam, que vapor d’água queima, eletricidade dá choque e que se deve ter cuidado com produtos e equipamentos é papel do responsável pela criança, que já conhece os riscos.