segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Vaidade não é futilidade

Começo meu dia fazendo mamadeiras, preparando o café da manhã, fazendo papinha,limpando sujeira, arrumando bagunça, dando banho, lavando chupeta, ajudando o marido a achar as coisas, enfim, é muita coisa para ser feita em um único dia, e tarefas que nunca terminam na rotina de uma dona de casa.
Antes da maternidade tinha tempo de sobra para cuidar da casa, trabalhar fora e cuidar de mim, somente de mim. Idas periódicas ao salão de beleza, manicure e pedicure semanal, massagem e limpeza de pele, olhar as vitrines sem pressa, tomar um café espesso sozinha, pensar na vida.
Depois que Helena nasceu, minha vida se voltou totalmente em função dela, passeios, brincadeiras, até minha alimentação mudou. Hoje como coisas mais saudáveis, aprendi a beber água e atividade física passou a fazer parte do meu dia a dia, aliás, cuidar de uma toddler já é uma mega atividade física.
Passei a ajudar nos negócios do marido, que por trabalhar nos moldes de home office não possui secretaria, então passei a assumir esta função e cuidar do financeiro das 2 empresas. A dele e a casa que não deixa de ser uma corporação dificílima de administrar.
Eu sempre gostei de me cuidar e pelo menos de ter as unhas bem feitas, mas com esta correria e muito cansada, me peguei a semanas, sem nem mesmo passar uma basesinha. A sobrancelha parecendo uma taturana bêbada de tão torta e sem depilar. 
Opa, opa, opa! Que isso?
O tempo passa, minha filha está crescendo e será que estou perdendo a vontade de me cuidar?
Tudo relacionado a maternidade pode virar desculpa para deixar a vaidade de lado, vejo verdadeiras "barangas" por aí, com filhos a tira colo, mal cuidadas e estressadas arrastando pelos braços seus pimpolhos. 
Fico chateada ao ver estas mulheres tristes, tambem sou mãe, e é assim que as coisas são?
A antivaidade parece ser proposital. Como se uma mãe, bonita, de unhas feitas fosse sinônimo de não ser uma boa mãe.
Para a sociedade, se vive esculhambada, você é uma mãezona!
Está acima de peso! Parabéns, que mãe dedicada!
Gente! Mãe é mulher, tem desejos, quer estar bonita para o maridão e para si mesma sem comprometer em nada o tempo de dedicação à maternar, um pouco de força de vontade vai bem.
Descobri uma manicure que atende na casa dela a 2 quarteirões da minha casa e é pra lá que eu vou cuidar das unhas. Levo a Helena no carrinho, munida de revistinhas, levo as massinhas e o tablet com uma porção de aplicativos infantis para ela ficar entretida enquanto faço as unhas. Se ela está boazinha faço pé e mão no mesmo dia, senão volto no dia seguinte para terminar.
Os fios brancos começaram a aparecer mais, antes eu usava a técnica do "faça você mesma", e em sua maioria das vezes na madrugada em casa ou com a ajuda do marido, passava um tonalisante. Agora com a Helena maiorzinha voltei a fazer luzes porque exigem retoques e paciência da pequenininha no salão, mas como isso acontece de 3 em 3 meses, fica fácil.
Hidratação eu faço durante o banho e a sobrancelha, como tenho pouca, tiro os excessos para dar formato.
Não sou de comprar muitas peças da moda, mas uso e abuso de acessórios como colares, brincos, echarpes, muita coisa comprada e algumas que eu mesma fiz.
Prefiro roupas confortáveis e evito salto alto, mas não abro mão de uma bela sapatilha Carmen Steffens ou uma rasteirinha Corello. 
Devo frisar: lavo roupa ( não passo porque tenho uma ajudante na faxina pesada uma vez por semana que passa as roupas também graças a Deus), lavo louças, cozinho, dou uma geral na privada do banheiro com bastante cloro e desinfetante, usando luvas é claro! Depois tomo um banho com óleo cheiroso e viro princesa de novo. 
Não frequento academia para ginástica, não tenho com quem deixar a pequena, pois não tenho babá e nem família perto, então procuro fazer passeios ao ar livre onde todos nós gastamos muita energia e como a neném ainda faz a natação assistida por mim, acabo fazendo uma hidro por tabela.
Não posso comprar tantas roupas como antes, então customizo, peças antigas viram novidade com um pouco de lantejoulas, fitas alguns botões e criatividade.
Meu corpo voltou rapidamente ao que era antes da gravidez, muita gente acha que tenho empregadas, babá, já ouvi: "Virou dondoca mesmo heim?"
Claro que faço coisas deliciosas estando em casa, sendo "do lar" que não fazia quando trabalhava, como botar a máquina de lavar para funcionar, cair na piscina com minha filha e depois pegar um bronze enquanto estendo as roupas no varal. Se isto é ser dondoca?
Vaidade não é futilidade, a mulher que se ama, se cuida, é vista com maus olhos. Quanto mais largada, melhor mãe, esposa e dona de casa! 
Meninas, a maternidade e a vaidade devem andar juntas. Temos que olhar no espelho e perceber que há beleza nas estrias e na barrigudinha do pós parto, nas mamas sem sermos como as mães artistas e modelos de capas de revista, mas que comecemos a gostarmos de nos admirarmos na frente do espelho.
Tem muita mulher culpando a maternidade, sem fazer nada para melhorar a auto estima, falando desta ou daquela: " o marido deve ser rico... Ela deve ter feito lipo... está tem babá! Espera aí né gente, a maternidade já é bela, e toda mulher merece se sentir bem por dentro e por fora.
Mãos a obra mulherada linda!