terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A escolha da escola

Quando Helena nasceu e eu pude ter o privilégio de parar de trabalhar fora para dedicar a maternar integralmente, decidimos que ela iria começar a frequentar a escola regularmente por volta dos três anos.
Até então frequentávamos apenas as atividades do Conservatorio Carlos Gomes no curso de artes e musicalização para bebês uma vez por semana e nós duas juntas.
Agora as vésperas de completar 3 anos, matriculamos ela em uma escola bem conceituada e com ótimas indicações.
Mas antes de decidir pela escola conversei bastante com outras mães com filhos que já frequentam outras escolinhas, mas as opiniões nunca eram unânimes, ficando a unanimidade em 100% de satisfação para a escola que matriculamos a nossa preciosidade. 
Mas nem sempre o que é bom para os outros também será bom para nós, por isso antes de decidir fomos até a escola no horário de funcionamento para conhecermos melhor o cotidiano, vermos as crianças em atividade, os pais e a turma que trabalhará com minha filha. 
Dou importância também a limpeza, a segurança e o espaço, mas principalmente a conduta dos profissionais e a carinha dos alunos.
Professores e monitores sensíveis, preparados e seguros, assim como uma turminha de crianças atendidas, cuidadas e felizes foi o que vi e fiquei satisfeita.
Buscamos conhecer o método de trabalho da escola, sua filosofia, sua história. 
Procuramos mais as afinidades do que a perfeição. 
Achamos essencial que a escola e a família tenham os mesmos valores, sigam uma mesma linha para que nossa filha não sinta conflito.
Neste ambiente ela estará todos os dias e fará os primeiros amiguinhos, suas primeiras escolhas, seu primeiro espaço e tantas primeiras conquistas.
Procuramos estabelecer uma parceria com a escola, com a certeza de que aquele mundo novo está todo preparado para que Helena se desenvolva, aprenda, brinque e cresça de maneira natural e feliz.