quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Florais de Bach para bebês

O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.
Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia a dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas etc.
Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo. A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito.
Este sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contraindicação.
Eu sempre usei o Rescue Remedy e para minha filha que hoje está com 2 anos uso Impatiens, Vine e Chicory.
Um bebê vivencia uma infinidade de situações que afetam seu estado de ânimo: aprende a mamar, cria uma rotina de sono, se adapta aos cuidados com outras pessoas que não seja a mãe, começa a dar os primeiros passos e surgem os dentinhos. Diante de tanta novidade os Florais de Bach auxiliam a equilibrar as emoções tanto dos pais como, principalmente, dos bebês.
É necessário, no entanto, que um especialista avalie a pessoa para recomendar as melhores essências, como farmaceutica conheço um pouco do assunto, mas procurei ajuda com uma amiga que trabalha com este tipo de fórmula.
Vou listar algumas situações comuns entre os bebês e quais os florais mais recomendados para cada uma delas:
●Sono: são comuns os relatos de bebês que trocam o dia pela noite ou têm dificuldade para dormir devido à agitação. Para eles, o ideal é usar o Rescue Kids. O Rescue Kids é uma versão infantil do Rescue Remedy, fórmula mundialmente conhecida composta por cinco Florais de Bach: Rock Rose, indicado para estresse e ansiedade; Impatiens, para diminuir a impaciência e irritação; Clematis, para desatenção; Star of Bethelem, para aliviar traumas e agitação; e o Cherry Plum, para controlar pensamentos irracionais. O diferencial do produto, em comparação com o Rescue Remedy que já está no mercado, é que essa formulação não contém álcool e já vem pronta para uso, ou seja, não requer diluição em frasco plástico.
●Pesadelos: algumas mães relatam que os filhos acordam assustados, de maneira repentina, como se tivessem saído de um pesadelo. Se esta situação acontecer repetidamente, o floral Rock Rose pode ajudar: ele elimina o pavor noturno resultante da exposição do bebê a situações novas e desconhecidas.
●Agitação: impede que o bebê durma e se alimente de forma satisfatória. O floral Impatiens é importante para dar paciência e tranqüilidade. Também é indicado o Rescue Kids, para equilibrar as emoções do bebê.
●Apego à mãe: passada a licença-maternidade, muitas mães precisam voltar ao trabalho e deixar seu bebê sob os cuidados de um berçário, babá ou dos avós. Há crianças que sofrem demais com a ‘separação’. Neste caso, o floral Chicory trabalha o desapego. Aqui, é importante dizer que as mães também podem tomar esse floral, já que muitas delas não conseguem deixar seus filhos e acabam passando essa insegurança para o bebê.
●Nascimento dos dentes e outras situações estressantes: o Rescue Kids é sempre um poderoso aliado nestas situações. Outros florais também ajudam: Cherry Plum permite o resgate da quietude anterior, importante para bebês que ficam excessivamente aflitos e descontrolados, enquanto Impatiens traz paciência e Walnut ajuda na adaptação da criança a este momento.
●Preguiça para engatinhar e andar: muitos bebês parecem ter preguiça de engatinhar ou andar. O floral Hornbeam ajuda a dar estrutura, ou seja, traz a energia da terra que sobe pela coluna e dá forças para o bebê manter-se ereto.
A seguir listei os florais e a finalidade, mas repito: para a eficácia do tratamento, um especialista deve ser consultado.
MEDO
ROCK ROSE - Hellianthemum nummularium: Aspecto negativo: medo ao extremo, terror e pânico. Emergências graves. Aspecto positivo: coragem heróica. Desprendido de si próprio.
MIMULUS - Mimulus guttatus: Aspecto negativo: medo e temores de coisas conhecidas, de doenças, dor, escuro, pobreza. Acanhamento e timidez.Aspecto positivo: coragem de enfrentar todas as situações sem medo.
CHERRY PLUM - Prunus cerasífera: Aspecto negativo: descontrole mental, emocional ou físico. Medo de perder o controle e prejudicar alguém ou a si mesmo.Aspecto positivo: controle emocional e mental, clareza de pensamento e sentimentos.ASPEN - Populus tremula: Aspecto negativo: medo vago e indefinido, medo do desconhecido, ansiedade, apreensão, maus pressentimentos e presságios.Aspecto positivo: viver o novo como uma aventura e confiança no Divino.
RED CHESTNUT - Aesculus carnea: Aspecto negativo: preocupação ou medo que aconteça algo de ruim com seus seres queridos. Pensamentos desprotetor.Aspecto positivo: Pensamento protetor e positivo em relação ao seres queridos.
INSEGURANÇA
CERATO - Ceratostigma willmottiana: Aspecto negativo: dúvida de suas decisões, precisa de confirmação dos outros. Não confiança em sua voz interior.Aspecto positivo: confia em sua intuição , na sua voz interior.
SCLERANTHUS - Scleranthus annuus: Aspecto negativo: indecisão, hesitação entre duas opções, vacilante, desequilíbio e oscilação de humor e sintomas.Aspecto positivo: equilíbio, clareza de decisão acompanhada de ações.
GENTIAN - Gentiana amarella: Aspecto negativo: desanimado, facilmente desencorajado por uma causa, perdeu a fé. Dúvida pela perda da fé.Aspecto positivo: otimismo e perseverança, confiança na Providência Divina.
GORSE - Ulex europaeus: Aspecto negativo: desânimo muito grande, perdeu a esperança. desistiu de lutar. Exemplo: "não adianta mesmo..."Aspecto positivo: esperança, luta até o final.
HORNBEAM - Carpinus betulus: Aspecto negativo: insegurança em relação a sua energia para realizar trabalho e as obrigações, mas tem energia para o prazer. Preguiça.Aspecto positivo: segurança e ânimo para realizar as obrigações, as tarefas do dia-a-dia, com prazer e satisfação.
WILD OAT - Bromus ramosus: Aspecto negativo: incerteza e insatisfação na escolha de uma vocação ou de um caminho, não sabe a direção de sua vida, se sente como um "peixe fora d'água", sem rumo de vida, perdido.Aspecto positivo: vocação definida. Sabe o que quer da vida, dá direção, perseverança.
FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE
CLEMATIS - Clematis vitalba: Aspecto negativo: sonhadores, vivem sonhando com o futuro. Idealizam muito mas tem dificuldade de concretizar suas idéias.Aspecto positivo: interesse vivo em tudo, inspiração. "Pé no chão", concretiza seus ideais, criatividade.
HONEYSUCKLE - Lonicera caprifolium: Aspecto negativo: nostalgia vive preso às lembranças do passado, dos bons tempos. Saudades.Aspecto positivo: capacidade de lembrar o passado, mas ao mesmo tempo viver o presente em sua plenitude. Dá o entendimento das vivências mal resovidas do passado.
WILD ROSE - Rosa canina: Aspecto negativo: apatia e resignação. Não se esforça por melhorar, nem luta por nada. Conformado com a vida, tanto faz viver ou morrer.Aspecto positivo: vivo interesse nas coisas. Capacidade de gozar a vida. Participar da vida com vibração com luz, alegria.
OLIVE - Olea europaea: Aspecto negativo: exaustão, completo esgotamento físico e mental. Falta de energia vital.Aspecto positivo: energia da vida e luta para enfrentar as dificuldades de nossa existência.
WHITE CHESTNUT - Aesculus hippocastanum: Aspecto negativo: mente perturbada por pensamentos indesejados e persistentes. Tormento mental.Aspecto positivo: mente calma e tranquila, calma de pensamento.
MUSTARD - Sinapsis arvensis: Aspecto negativo: tristeza profunda, melancolia súbita sem explicação, que vem e vai sem sabermos o porquê.Aspecto positivo: estabilidade, alegria, serenidade dentro do nosso coração.
CHESTNUT BUD - Aesculus hippocastanum: Aspecto negativo: não aprende com as experiências, repete sempre os mesmos erros. Aspecto positivo: observa tudo ao seu redor. Aprende com as experiências da vida.
SOLIDÃO
WATER VIOLET - Hottonia palustris: Aspecto negativo: sério, reservado, fechado, não interfere nos assuntos alheios. Aspecto positivo: alegre, consegue compartilhar seus conhecimentos e vivências, doando e participando da vida.
IMPATIENS - Impatiens glandulifera: Aspecto negativo: irritabilidade e impaciência com pessoas mais lentas, ansiedade e tensão mental. Rapidez no pensar e no agir.Aspecto positivo: compreensão e paciência com os demais, ritmo harmônico.
HEATHER - Calluna vulgaris:Aspecto negativo: centrado em si mesmo, necessita contar seus problemas a todos. Detesta ficar só.Aspecto positivo: conségue ser compreendido pelos outros, tem a comunicação clara e profunda.
HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E IDÉIAS
AGRIMONY - Agrimonia eupatoria: Aspecto negativo: esconde uma tortura interna atrás de uma fachada de alegria. Não assume seus sentimentos.Aspecto positivo: consegue ser verdadeiro e demonstra o que realmente sente. Alegria espontânea.
CENTAURY - Erythraea centaurium: Aspecto negativo: vontade e personalidade dominada por alguém ou algo, submisso a vontade do outro.Aspecto positivo: Vontade forte e definida. Serve ao outro mas preserva a sua vontade própria.
WALNUT - Juglans régia: Aspecto negativo: dificuldade de se adaptar em períodos de transição e ou mudança como: puberdade, menopausa e divórcio. Sofre influências externas do presente e do passado.Aspecto positivo: mantém a individualidade, não se afeta por opiniões ou influências. Rompe laços do passado.
HOLLY - Ilex aquifolium: Aspecto negativo: injustiçado pela vida, sente ódio, raiva, vinga-se.Aspecto positivo: vence as dificuldades aceitando-a e transformando-as com amor e dedicação.
DESALENTO E DESESPERO
LARCH - Larix decídua: Aspecto negativo: não confia em sua capacidade, antecipação e medo do fracasso, não se arrisca. Sentimento de inferioridade, se desvaloriza.Aspecto positivo: confia em sua capacidade e desenvolve seus potenciais latentes.
PINE - Pinus sylvestris: Aspecto negativo: culpa, auto-reprovação por seus atos, fica se julgando por tudo e culpa-se por erros alheios. Aspecto positivo: merecimento de ser feliz na existência, os erros são para o crescimento.
ELM - Ulmus procera: Aspecto negativo: entra em desespero pela sobrecarga de obrigações que a vida Ihe impõe, mas acredita em sua capacidade.Aspecto positivo: assume sua responsabilidade, vendo saída de como lidar com sua sobrecarga de obrigações.
SWEET CHESTNUT - Castanea sativa: Aspecto negativo: angústia extrema, desolação, sentimento de ter chegado ao limite da resistência. Quando se busca a luz no fim do túnel, para a saída de seu sofrimentos.Aspecto positivo: encontrar a saída do seu sofrimento para ser feliz, para se conectar com o Superior, O que tudo pode.
STAR OF BETHLEHEM - Ornithogalum umbellatum: Aspecto negativo: para os efeitos de perda ou choque físico, mental ou emocional. Necessidade de ser consolado por grandes perdas e traumas.Aspecto positivo: corpo e mente, livres de tensão e resquícios de trauma, tem o consolo da alma.
WILLOW - Salix vitellina: Aspecto negativo: ressentimento, rancor, amargura. Sente-se injustiçado pela vida. Muita tristeza e negativismo.Aspecto positivo: grande otimismo, positivismo, assume a responsabilidade por sua própria vida e felicidade.
OAK - Quercus robur: Aspecto negativo: normalmente forte e corajoso, um lutador, não se rende a doença ou adversidades. Só pensam em trabalhar e servir e esquecem do lazer não respeitam seu limite.Aspecto positivo: bravo "lutador", forte, respeita seus limites e realiza o seu trabalho de vida.
CRAB APPLE - Malus pumila: Aspecto negativo: sente-se sujo, na mente e no corpo, auto condenação, vergonha de si mesmo, não gosta de sua aparência.Aspecto positivo: melhora a auto-estima, amor a si mesmo, sente purificado física e mentalmente.
PREOCUPAÇÃO EXCESIVA COM OS OUTROS
CHICORY - Cichorium intybus: Aspecto negativo: possessividade em extremo, super protetor egoísta, exige respeito e obediência. Cobra tudo o que faz pelo outro, ciúmes possessivo.Aspecto positivo: totalmente desprendido de si mesmo em favor do bem-estar dos outros, amor incondicional, confia no sentimento do outro.
VERVAIN - Verbena officinalis: Aspecto negativo: excesso de entusiasmo, eufórico. Quer convencer todos a suas próprias idéias, fanático e luta por causas justas.Aspecto positivo: entusiasmo verdadeiro, vibra o que acredita.
VINE - Vitis vinifera: Aspecto negativo: dominante, inflexível, ambicioso, caráter forte, impõe sua vontade.Aspecto positivo: inteligente, líder compreensivo e forte, vê a saída em situações difíceis.
BEECH - Fagus sylvatica: Aspecto negativo: intolerante e crítico, arrogante, tendência a julgar tudo e todos, só vê o lado negativo do outro.Aspecto positivo: perfeita tolerância em relação a tudo e a todos, vê o lado positivo dos outros.
ROCK WATER: Aspecto negativo: rigidez moral, auto-exigência muito grande, desejo de ser tomado como exemplo. Se nega e se reprime, rígido e austero consigo mesmo e até com os outros.Aspecto positivo: vive em harmonia, perfeição, a vida flui e é mais leve, sem cobranças, com a mente aberta.
RESCUE REMEDY
É o floral do socorro e do resgate. Socorro em situações de sofrimento do corpo ou tormentos emocionais, mentais, resgate do equilíbrio da nossa energia, deslocada por algum trauma energético. Tudo que nos esvazia de energia recebe o nome de trauma energético: um susto, más notícias, acidentes que envolvam ou não perda de consciência, enfim, situações que exijam providências imediatas; nestas condições, os elementos sutis do nosso corpo tendem a se deslocar do orgânico. O Rescue Remedy impede a desintegração do sistema energético ou o faz voltar logo ao normal. É o floral mais usado, é aquele que devemos ter sempre conosco para um socorro, quando necessário. O Rescue é portanto, o "floral para todas as situações" porém, não substitui os cuidados médicos.
Fonte: http://floraisdebach.org/novo/sete_grupos.htm