segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Farmacinha da Helena

Parece que quanto mais eles crescem, maior vai ficando a lista de itens da farmacinha de casa.
Acho que pra 3 anos e meio de idade até que Helena pouco se machucou na vida. Ainda bem! Ela é muito cuidadosa e até medrosa pode-se dizer.
Mas mesmo assim minha farmacinha é "recheada", pois nunca se sabe né?
Claro que os medicamentos são todos prescritos pelo pediatra.
Então em nossa farmacinha temos:

•Creme para picadas de inseto ou queimaduras de sol, recomendados pelo pediatra e sem cânfora, pois crianças menores não podem usar produtos que contenham cânfora, ingrediente comum nesse tipo de loção ou pomada.
•Analgésico/antitérmico em gotas. Também receitado pelo pediatra. Geralmente os médicos indicam o paracetamol que é o princípio ativo do analgésico que uso.
•Antialergico receitado pelo médico para o caso de emergência. Como Helena é muito alérgica a picadas de inseto, se a coisa apertar eu recorro a este medicamento.
•Remédio para gases, também prescrito pelo pediatra. Eu uso Simeticona em gotas.
•Soro fisiológico em flaconetes por ser mais higiênico e durar mais. Para o caso de precisar de uma inalação ou mesmo lavar o narizinho.
•Líquido bactericida spray a base de clorexidina e água oxigenada para limpeza de cortes e machucados.
•Curativos adesivos.
•Pinça para retirar farpas.
•Seringa de 1 e 5ml 
•Conta-gotas
•Colher pequena
•Copinho com medição para administrar remédios.
•Colher medidora para preparar soro caseiro, eu peguei uma no posto de saúde da minha cidade.
•Termômetro 

Sempre verifico os prazos de validade de todos os medicamentos e fico feliz quando eles vencem. É sinal de que a saúde está excelente e não precisamos usá-los.
Converse sempre com o pediatra para saber qual remédio usar em cada tipo de situação e nunca tome ou administre medicamentos sem antes conversar com seu médico.


Telefones de emergência também deixo sempre a mão, pendurado na porta da geladeira e na agenda da bolsa (eu tenho ainda agenda em papel replicando a do IPhone)
Os telefones que costumo deixar para uma emergência são:
•Pediatra
•Hospital 
•Ambulância do plano de saúde e o número da carteirinha da pequena.
•Vizinha chegada, para o caso de precisar de uma ajuda se eu estiver sozinha em casa.
•Bombeiros
•CEATOX ( Centro de Atendimento Toxicologico) 
Este ultimo é um atendimento 24hs do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina na USP para orientar em casos de envenenamento ou intoxicação. O número é 0800-0148110
Agora, lavar um machucado com água e sabão e cobrir com curativo adesivo, isso dá pra fazer, sem neuras a fazer aquelas ligações para o pediatra cada vez que o seu filho espirrar.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Danete caseiro

Quem não gosta de chocolate não é mesmo?
Ainda mais nós mulheres.
Aproveitando que ultimamente baixou uma cozinheira na mamãe aqui (isso raramente acontece) e estou com vontade de me dedicar ao forno e fogão, mais uma receita fácil fácil de fazer.
Com a Helena chatinha pra caramba hoje e eu com a paciência a um fio, vamos adoçar a vida!!!
Segue a receita. Espero que gostem!



DANETE CASEIRO

Ingredientes

. 1 litro de leite
. 1 lata de leite condensado
. 4 colheres (sopa) de amido de milho
. 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 1 colher (sopa) de manteiga 

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite, o leite condensado, o amido de milho, o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga. Transfira a mistura para uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar e bata novamente no liquidificador. Coloque em potinhos e sirva gelado decorado com raspas de chocolate branco. Se preferir fazer o Danete branco, siga o mesmo modo de preparo, mas preste atenção na troca de ingredientes: elimine o açúcar, substitua o chocolate em pó por 200 g de chocolate branco derretido em banho-maria e o leite condensado por creme de leite.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Bolinho de iogurte

Esta receita é muito fácil, faz pouca sujeira, é rápida e agrada muito.
Na época em que Helena frequentava o Conservatório Carlos Gomes e tinha aulas de musicalização com a professora Miriam, nossa querida Mimi, estes bolinhos faziam o maior sucesso com a criançada!
A receita é da Mimi que originalmente não leva o cacau, mas sim canela em pó, e fica uma delicia, com canela e açúcar polvilhadas em cima dos bolinhos.
Eu fiz uma adaptação trocando a canela (1 colher de chá) por 1 colher de sopa de cacau.
Aí vai a receita, espero que gostem!




Ingredientes:
4 ovos
1 pote de iogurte natural
1 copo de óleo
2 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó    
1 colher de sopa de cacau em pó ou 1 colher de chá de canela em pó



Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador, despejar em forma untada (margarina e farinha de trigo) ou em forminhas de papel e assar em forno previamente aquecido por aproximadamente meia hora.        

Dica importante: Quanto mais bater a massa no liquidificador, mais macio fica o bolo.

Se quiser pode polvilhar açúcar e canela por cima. A receita original é assim, já com cacau eu não coloco nada.

Bom apetite!!!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Por que a gravidez é contada em semanas?

Todo mundo sabe que o tempo de gestação do ser humano é de nove meses, mas por que o médico conta a gestação em semanas?
Para eles, a gravidez dura 40 semanas.
A explicação é porque como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação. É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas, portanto a contagem oficial, dos médicos começa antes mesmo da mulher engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido. 
Mas e se a mulher não souber o dia da sua última menstruação? Nesse caso, a solução é fazer um ultrassom, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa ideia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou. Isto pode acontecer a mulheres com o ciclo menstrual irregular.
A data prevista (ou estimada) para o parto é o dia em que se completam as 40 semanas. Mas, a partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Dificilmente terá problemas, porque já estará formadinho, e só acumulando gordura para ficar mais forte.
Os médicos no Brasil não costumam esperar muito até depois de 41 semanas completas, e dão um jeito de fazer logo o parto. Mas em muitos países é considerado normal a gestação durar até 42 semanas. 
Mas o que responder quando me perguntam de quantos meses estou?
Um truque que eu usei para resolver esse problema foi usar a data previstaa para o parto e então usar esse dia (no caso era o dia 8) para marcar as mudanças de mês, ou seja um mês antes da data prevista para o parto você entra no nono mês, e completa o último mês na data prevista para o parto. 


Fonte: brasil.babycenter.com

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Você já ouviu falar em Síndrome do bebe sacudido?

Você já ouviu falar na síndrome do bebê sacudido? Muitas pessoas podem achar que algumas atitudes com os pequenos não causam maiores danos, mas estão enganadas.
A fragilidade dos bebês é muito grande, e vai além do que possam aparentar, por isso é que precisam de cuidados e carinho.
Mas fique calma e não confunda! A síndrome do bebê sacudido não tem nada a ver com as brincadeiras que você faz com o seu filho, o embalar nos braços, num balancinho para bebês ou as chacoalhadas que o carrinho faz ao caminhar pelas ruas. O que faz mal é o movimento brusco.
Algumas brincadeiras como jogar a criança para o alto e sacudir a criança quando engasgar pode não ser boa ideia.

Também acontece o ato de sacudir violentamente um bebê como resultado de pais ou cuidadores com raiva em resposta ao choro constante ou irritabilidade da criança.
Sacudir ou bater na cabeça de um bebê pode causar danos físicos e mentais graves, e até mesmo a morte.
Consequências graves incluem cegueira ou ferimentos nos olhos, danos cerebrais, danos à medula espinhal e atraso no desenvolvimento normal.
Sinais e sintomas de um bebê sacudido podem incluir irritabilidade, letargia (dificuldade de ficar acordado), tremores, vômitos, convulsões, dificuldade respiratória e coma.
A Academia Americana de Pediatria recomenda NUNCA sacudir seu bebê.
Se você suspeitar que um prestador de cuidados tem agitado ou machucado seu bebê, ou se você ou seu cônjuge o fizeram em um momento de raiva, leve-o ao pediatra ou a um pronto-socorro imediatamente. Qualquer lesão cerebral que tenha ocorrido só vai piorar sem o tratamento. Não deixe que o medo ou vergonha o impeça de começar o tratamento precoce.
Se você estiver prestes a perder o controle
• respire fundo e conte até dez; coloque o bebê em seu berço ou outro local seguro, saia da sala e deixe-o chorar sozinho
• ligue para um amigo ou parente, para que lhe dêem apoio emocional, ou ligue para o pediatra - talvez haja uma razão médica para o seu bebê estar chorando.

Fonte: Healthy Children / American Academy of Pediatrics

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Os benefícios do café

Eu simplesmente amo café!
Não consigo acordar direito sem tomar o meu cafezinho, e só depois começo minha rotina. 
Durante a gravidez evitei fazer uso da bebida apesar dos médicos dizerem que não afetaria em nada, desde que a quantidade fosse mínima, mas por saber que a cafeína causa a contração dos vasos sangüíneos, tive medo de prejudicar a circulação e a nutrição da bebê.
Optei por tomar o café descafeinado que mantêm as mesmas propriedades nutricionais do café comum, sendo rico em sais minerais, como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio, contém vitamina B, umas grande quantidade de ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais e nutrientes que ajudam na prevenção da depressão, diabetes tipo 2, do mal de Parkinson, Alzheimer e algumas demências
Os benefícios são muitos, mas é preciso moderação quanto as quantidades de consumo diário para que não haja saturação da cafeína, o recomendado são 2 xícaras ao dia.
Outra coisa importante mas que muita gente não sabe é que o café coado em casa deve ser consumido em até 15 minutos, pois entra em processo de oxidação e perde suas propriedades. 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A transição da madeira para o copo

Helena está com 3 anos e cinco meses e ainda fazendo uso da mamadeira do café da manhã e antes de dormir.
Entre a retirada da chupeta e da mamadeira, optei por começar pela madeira. 
O uso da mamadeira acarreta em diversas consequências negativas como alteração da fala e a famosa "cárie da mamadeira" onde o bebê dorme mamando ficando sem escovar os dentes.
Pra minha Helena, as mamadas eram um ritual, onde ela ficava abraçada a mamadeira até decidir mamar e depois continuava agarrada a mamadeira vazia.
Alguns especialistas recomendam que a transição deve ser lenta e com muita paciência, mas aqui o tratamento foi de choque.
Compramos um copo bem bacana, escolhi um de treinamento para que eu não tenha que ficar "chocando" o copo com medo de derramar o leite e causar um estresse maior.
Agora, o pulo do gato: como no processo do desfralde, combinei com ela que se o leitinho for tomado no copo, ela ganharia um adesivo por dia e no final de cada semana ganharia um presente ou passeio que ela escolher.
A vantagem de estar fazendo este processo com a idade de pouco mais de três anos é que existe a possibilidade de negociações e com Helena dá super certo.
Nos dois primeiros dias ela torceu o narizinho e me pediu a mamadeira, mas eu me finji de morta e preparei no copo que eu disse ser mágico, onde somente as crianças grandes podem beber.
Choramingou, mas tomou.
Dá-lhe adesivos e aí de mim se eu esquecer de premiar.
Na primeira semana completa de muito adesivo, ela ganhou uma mochila nova para o ballet e na semana passada ( a segunda semana)  ganhou um passeio de trenzinho.
O tempo que ela demora para tomar os 250ml de leite aumentou umas 10 vezes e não toma tudo, mas acho que isso deve ser normal, faz parte do estranhamento.

Minhas dicas para este processo:

Compre um “copo especial”, o copo mágico.

- Deixe que seu filho participe da escolha do copo ou canudo.

Quando iniciar o processo, converse com seu filho, dizendo que as mamadeiras serão trocadas por copos.

- Não volte atrás, iniciado o processo sem mamadeira, é sem mamadeira mesmo, senão a criança ficará confusa.

- A dica do adesivo é bastante eficaz, quem é que não gosta de ser recompensado?

Espero ter ajudado quem está nesta fase e desejo boa sorte e muita paciência!