sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Você já ouviu falar em Síndrome do bebe sacudido?

Você já ouviu falar na síndrome do bebê sacudido? Muitas pessoas podem achar que algumas atitudes com os pequenos não causam maiores danos, mas estão enganadas.
A fragilidade dos bebês é muito grande, e vai além do que possam aparentar, por isso é que precisam de cuidados e carinho.
Mas fique calma e não confunda! A síndrome do bebê sacudido não tem nada a ver com as brincadeiras que você faz com o seu filho, o embalar nos braços, num balancinho para bebês ou as chacoalhadas que o carrinho faz ao caminhar pelas ruas. O que faz mal é o movimento brusco.
Algumas brincadeiras como jogar a criança para o alto e sacudir a criança quando engasgar pode não ser boa ideia.

Também acontece o ato de sacudir violentamente um bebê como resultado de pais ou cuidadores com raiva em resposta ao choro constante ou irritabilidade da criança.
Sacudir ou bater na cabeça de um bebê pode causar danos físicos e mentais graves, e até mesmo a morte.
Consequências graves incluem cegueira ou ferimentos nos olhos, danos cerebrais, danos à medula espinhal e atraso no desenvolvimento normal.
Sinais e sintomas de um bebê sacudido podem incluir irritabilidade, letargia (dificuldade de ficar acordado), tremores, vômitos, convulsões, dificuldade respiratória e coma.
A Academia Americana de Pediatria recomenda NUNCA sacudir seu bebê.
Se você suspeitar que um prestador de cuidados tem agitado ou machucado seu bebê, ou se você ou seu cônjuge o fizeram em um momento de raiva, leve-o ao pediatra ou a um pronto-socorro imediatamente. Qualquer lesão cerebral que tenha ocorrido só vai piorar sem o tratamento. Não deixe que o medo ou vergonha o impeça de começar o tratamento precoce.
Se você estiver prestes a perder o controle
• respire fundo e conte até dez; coloque o bebê em seu berço ou outro local seguro, saia da sala e deixe-o chorar sozinho
• ligue para um amigo ou parente, para que lhe dêem apoio emocional, ou ligue para o pediatra - talvez haja uma razão médica para o seu bebê estar chorando.

Fonte: Healthy Children / American Academy of Pediatrics