quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A transição da madeira para o copo

Helena está com 3 anos e cinco meses e ainda fazendo uso da mamadeira do café da manhã e antes de dormir.
Entre a retirada da chupeta e da mamadeira, optei por começar pela madeira. 
O uso da mamadeira acarreta em diversas consequências negativas como alteração da fala e a famosa "cárie da mamadeira" onde o bebê dorme mamando ficando sem escovar os dentes.
Pra minha Helena, as mamadas eram um ritual, onde ela ficava abraçada a mamadeira até decidir mamar e depois continuava agarrada a mamadeira vazia.
Alguns especialistas recomendam que a transição deve ser lenta e com muita paciência, mas aqui o tratamento foi de choque.
Compramos um copo bem bacana, escolhi um de treinamento para que eu não tenha que ficar "chocando" o copo com medo de derramar o leite e causar um estresse maior.
Agora, o pulo do gato: como no processo do desfralde, combinei com ela que se o leitinho for tomado no copo, ela ganharia um adesivo por dia e no final de cada semana ganharia um presente ou passeio que ela escolher.
A vantagem de estar fazendo este processo com a idade de pouco mais de três anos é que existe a possibilidade de negociações e com Helena dá super certo.
Nos dois primeiros dias ela torceu o narizinho e me pediu a mamadeira, mas eu me finji de morta e preparei no copo que eu disse ser mágico, onde somente as crianças grandes podem beber.
Choramingou, mas tomou.
Dá-lhe adesivos e aí de mim se eu esquecer de premiar.
Na primeira semana completa de muito adesivo, ela ganhou uma mochila nova para o ballet e na semana passada ( a segunda semana)  ganhou um passeio de trenzinho.
O tempo que ela demora para tomar os 250ml de leite aumentou umas 10 vezes e não toma tudo, mas acho que isso deve ser normal, faz parte do estranhamento.

Minhas dicas para este processo:

Compre um “copo especial”, o copo mágico.

- Deixe que seu filho participe da escolha do copo ou canudo.

Quando iniciar o processo, converse com seu filho, dizendo que as mamadeiras serão trocadas por copos.

- Não volte atrás, iniciado o processo sem mamadeira, é sem mamadeira mesmo, senão a criança ficará confusa.

- A dica do adesivo é bastante eficaz, quem é que não gosta de ser recompensado?

Espero ter ajudado quem está nesta fase e desejo boa sorte e muita paciência!