terça-feira, 16 de setembro de 2014

Por que a gravidez é contada em semanas?

Todo mundo sabe que o tempo de gestação do ser humano é de nove meses, mas por que o médico conta a gestação em semanas?
Para eles, a gravidez dura 40 semanas.
A explicação é porque como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação. É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas, portanto a contagem oficial, dos médicos começa antes mesmo da mulher engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido. 
Mas e se a mulher não souber o dia da sua última menstruação? Nesse caso, a solução é fazer um ultrassom, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa ideia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou. Isto pode acontecer a mulheres com o ciclo menstrual irregular.
A data prevista (ou estimada) para o parto é o dia em que se completam as 40 semanas. Mas, a partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Dificilmente terá problemas, porque já estará formadinho, e só acumulando gordura para ficar mais forte.
Os médicos no Brasil não costumam esperar muito até depois de 41 semanas completas, e dão um jeito de fazer logo o parto. Mas em muitos países é considerado normal a gestação durar até 42 semanas. 
Mas o que responder quando me perguntam de quantos meses estou?
Um truque que eu usei para resolver esse problema foi usar a data previstaa para o parto e então usar esse dia (no caso era o dia 8) para marcar as mudanças de mês, ou seja um mês antes da data prevista para o parto você entra no nono mês, e completa o último mês na data prevista para o parto. 


Fonte: brasil.babycenter.com